USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

Livros Editados e Publicados

MANUAL PRÁTICO PARA O PROFESSOR: EXPLORANDO O MUNDO DAS CIÊNCIAS  (ISBN 978-65-87156-03-3), junto à disciplina SLC0663-Ciências do Ambiente. / Supervisão de Alessandra D. M. Picharillo, Beatriz Vianna Moga, Maria Victória Pizetta e Maria Olímpia de Oliveira Rezende.

IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DA QUALIDADE NA ROTINA DE UM LABORATÓRIO DE PESQUISA EM QUÍMICA. Maria Olímpia de Oliveira Rezende, Maria Diva Landgraf, Otávio Henrique Passarelli, Paula Rezende da Silva e Gabriela Marques Salviano. São Carlos: Editora Cubo, 2017. 141 p. ISBN 978-85-60064-76-2. ISBN online 978-85-60064-74

Este texto refere-se à implantação de um Sistema da Qualidade junto ao Laboratório de Química Ambiental do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (LQA-IQSC-USP). O LQA-IQSC-USP é um laboratório de pesquisa que recebe alunos que desenvolvem suas pesquisas experimentais com a finalidade de complementar seus estudos na graduação, com estágios e desenvolvimento de projetos de iniciação científica, e alunos que buscam a obtenção de títulos de mestre e doutor, além de estagiários de pós-doutorado. Pode-se afirmar que a rotatividade de pesquisadores é grande: permanência que se estende de dias a cerca de 3 a 4 anos. Formar os pesquisadores dentro de um Sistema da Qualidade, considerando-se essa curta permanência (até nos casos de 4 anos!!!) é uma tarefa hercúlea. Para que o Sistema da Qualidade seja cumprido, as pessoas devem ser orientadas, treinadas e devem, sobremaneira, compreender que o Sistema da Qualidade visa, acima de tudo, a facilitar a melhoria constante das pesquisas.

O Solo: Estrutura e Composição

por Ramom Rachide Nunes (Autor), Maria Olímpia Oliveira Rezende (Autor)

A série de livros ‘Recurso Solo: Propriedades e Usos’ apresenta e avalia o solo macroscopicamente à luz dos processos microscópicos, interessante o bastante para fazer com que o leitor – estudantes de graduação, pós graduação, pesquisadores e leigos – se apaixone pela leitura e, principalmente, pelo meio ambiente.

No primeiro livro da Série ‘Recurso Solo: Propriedades e Usos’ o solo é apresentado quanto à sua estrutura e composição, assumindo seu protagonismo nas paisagens naturais, fazendo com que a leitura e o entendimento sejam prazerosos o suficiente para fazer com o que leitor se apaixone com esta matriz de interesse químico, agronômico e ambiental.

RECURSO SOLO: PROPRIEDADES E USOS. Ramom Rachide Nunes, Maria Olímpia Oliveira Rezende. ISBN 978-85-60064-65-6. 1. ed. São Carlos: Cubo, 2015. v. 1. 832p.

Este livro foi elaborado graças aos conteúdos estudados e organizados junto à disciplina de mesmo nome, ministrada desde sua criação, em 2009, até o presente.

TRATAMENTO DE RESÍDUOS QUÍMICOS: GUIA PRÁTICO PARA A SOLUÇÃO DOS RESÍDUOS QUÍMICOS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. Leny Borghesan Albertini Alberguini, Luís Carlos da Silva e Maria Olímpia de Oliveira Rezende. 1a ed. São Carlos: Rima Editora, 2005. 100 p.

Neste livro são apresentados meios de gestão e gerenciamento de resíduos químicos em universidades, onde os mais diversos tipos de resíduos são produzidos. É interessante observar que a química, antes tida pela população como sinônimo de geradora de resíduos, hoje vem sendo vista como a ciência capaz de minimizar resíduos, remediar danos ambientais provocados pela tecnologia mal empregada e propor meios de sustentabilidade. O livro aborda, também, aspectos legais com ênfase à engenharia de segurança do trabalho. O Laboratório de Resíduos Químicos – LRQ – do Campus da Universidade de São Paulo, em São Carlos, trata os resíduos químicos de todos os laboratórios com atividade química do Campus, desde a rotulagem até o descarte seguro, recuperando e reciclando os resíduos, ou seja, transformando resíduos químicos em produtos reutilizáveis. Há resíduos que já foram recuperados e reutilizados mais do que seis vezes. Isso significa economia para as universidades no tocante à compra de produtos e benfeitorias ao ambiente, graças à menor geração de resíduos descartados. O objetivo deste livro foi demonstrar que o tratamento de resíduos químicos é viável. Para que esse gerenciamento tenha êxito é necessário desenvolver uma consciência ética com relação ao uso e descarte de produtos visando à prevenção da poluição e redução, reaproveitamento e recuperação de materiais, objetivando a preservação ambiental. Por outro lado, como promover a consciência ambiental se não for com a prática? As universidades, como geradoras de resíduos, devem ser exemplo no tratamento dos resíduos gerados e na sua reutilização.

A IMPORTÂNCIA AMBIENTAL DA VERMICOMPOSTAGEM: VANTAGENS E APLICAÇÕES. Maria Diva Landgraf, Rossine Amorim Messias e Maria Olímpia de Oliveira Rezende. 1a. ed. São Carlos: Rima Editora, 2005. 106p.

ELETROFLOTAÇÃO: PRINCÍPIOS E APLICAÇÕES. Frank Nelson Crespilho e Maria Olimpia de Oliveira Rezende. 1a. ed. São Carlos: Rima Editora, 2004. 96 p.

L. Martin-Neto, C.C. Cerri, W.J. Melo, M.O.O. Rezende, J.C. Rocha, S.M. Tauk, V.L. Tornisielo, A. Lavorenti, I. Bianchini-Jr., A.S. Mangrich, C.A.C. Costa, I. Clerici de Maria, editores. 20 Encontro Brasileiro de Substâncias Húmicas. EMBRAPA – Instrumentação Agropecuária, CNPDIA, São Carlos, 1997, 207p.